segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Aula 13 - Roteiro para Confecção de Maquetes

A maquete é uma representação de um ambiente em um tamanho mais reduzido, que é semelhante às grandes estruturas, como uma casa, um edifício,um castelo ou mesmo uma cidade.
Figura 01 - Escolha do modelo de maquete a ser construída.
Ela serve como modelo para demonstração de como será o projeto finalizado de uma casa, ou mesmo para uma apresentação escolar, além de estar presente nos sets de filmagem, representando lugares ou ações que personagens do filme irão interpretar ou interagir, em especial em cenas de efeitos especiais. A maquete pode ser feita com o uso de diferentes materiais, como papelão, isopor, madeira, peças de montar, biscuit, dentre outros, ou até mesmo virtualmente, em programas como o AutoCAD, de acordo com cada projeto que será desenvolvido, como um trabalho escolar ou mesmo uma demonstração profissional.
Maquetes podem ser construídas seguindo o roteiro abaixo:
Figura 02 - Esboço da maquete a ser construída.
1) Pesquisar sobre o assunto (tema), se for tema livre escolher o tema. Aproveitar para preparar o texto e materiais para apresentação do trabalho.
2) Definir o maquete (= especificar): a) Tamanho (com/sem escala); b) Elaborar o projeto; c) Listar os materiais necessários; d) Listar as ferramentas necessárias.
3) Se o trabalho for em equipe - deve dividir responsabilidades. a) Eleger um coordenador de tarefas (além de fazer a sua parte do trabalho, deve executar o trabalho de organização e coordenação, cobrando, por exemplo, o cronograma de execução).
4) Juntar os materiais e comprar caso necessário de acordo com a lista confeccionada, anteriormente.
5) Juntar todas as ferramentas necessárias conforme a lista.
6) Fabricar as partes (é um trabalho muitas vezes individual). a) Sempre que necessário, fazer estudos adicionais. 7) Montar a Maquete e realizar o acabamento do maquete.
8) Ensaiar para a apresentação do trabalho.

Figura 03 - Separação do Material para construção da maquete
Uma maquete de castelo pode ser feita com diversos itens, incluindo papelão, gesso, cartolina, plástico etc. Esse artigo mostrará como começar a criar a sua maquete com os materiais que possui pela casa. O resto depende da sua imaginação. Decida que tipo de castelo planeja construir. Isso também depende se você estiver fazendo um castelo em uma oficina com muitas ferramentas ou não. Se sim, madeira seria bom de usar. Se não, papelão seria mais fácil, e você provavelmente terá os materiais em casa. 
1 - Desenhe seu castelo. Olhar imagens de castelos pode ajudá-lo a ter uma ideia de como você quer que o seu castelo seja. Existem diferentes tipos de castelos para escolher: Estilo moderno europeu (design simples); Formato complexo; Estilo asiático ou Estilo de conto de fadas. 
2 - Pegue papelão. Procure caixas que possuam um tamanho bom de maquete, como caixas que são usadas para transportar livros ou shampoo. Retalhos de papelão também são bons, porque você pode colar ou grampear diferentes pedaços para criar suas próprias caixas. Latas vazias de café ou batatinha podem ser usadas para criar as torres. 
Figura 04 - Distribuição das peças para construção da maquete
3  - Avalie a maneira como a caixa que você possui pode ser transformada em um castelo. Faça uma caixa ser a parte principal do castelo e construa a estrutura baseada nela. Considere ter: Um prédio principal; Dois prédios conectados de mesmo tamanho que ficam no topo, que são altos e ajudam a criar a parede do castelo; Quatro torres nos cantos; Torreões; Um fosso (corte tubos vazios de filme plástico ou papel alumínio pela metade e cole no castelo) - enrolar com alumínio primeiro fará com que pareça água. Você também pode fazer um fosso com papel azul (coloque filme plástico por cima pra ficar legal); Janelas nas torres e nas diversas partes do castelo e Um prédio separado para ser o estábulo ou o alpendre.
Figura 05 - Acabamento Final da maquete
4 - Corte uma ponte levadiça na parte da frente do castelo. Conecte uma pequena corrente (use colares quebrados, correntinhas de loja de artesanato etc.) de cada lado da ponte para que você possa subi-la e abaixá-la. Barbante também funciona, mas parecerá mais rústico.
5  - Pinte seu castelo. Você pode pintar desenhos, como janelas, emblemas, alvenaria etc. Você pode imitar o efeito de tijolos com um carimbo vermelho. 
6 - Use um carimbo retangular e carimbe em um padrão uniforme pelo castelo. 
7 - Coloque alguns soldados e algumas damas de companhia.
Materiais Necessários: Materiais de papelão (caixas de sapato, caixas de cereal, rolos de papel higiênico etc.) ou de plástico; Cola de artesanato (PVA)(cola branca); Grampeador; Tesoura; Fita; Tintas; Caneta, lápis de cor, giz de cera; Papel alumínio; Papel celofane; Corrente (correntes quebradas de colar, correntinhas de loja de artesanato etc.); Bijuterias (peças indesejadas/quebradas).

2 comentários: