Uma das grandes dificuldades encontradas pela maioria dos alunos refere-se ao seu trabalho de conclusão de curso, ou simplesmente Projeto, mas porquê esse trabalho causa tanto medo, espanto e desespero nas pessoas? Muito simples, a falta de uma orientação, ou popularmente chamado de "ter um norte", que não deixa de ser uma verdade. Os alunos acabam criando um monstro, não muito belo em sua mente, pela falta de instruções e segurança oferecida pelo orientador.
Para desenvolver um projeto é necessário: conversar com o orientador do trabalho de conclusão de curso, ler publicações do tema na internet, procurar textos sobre como desenvolver um bom TCC.
Veja algumas coisas que são fundamentais para se desenvolver um trabalho de forma mais tranquila e prazerosa. Escolha um tema de sua afinidade e gosto, lembre-se, a dificuldade do seu tema é a dificuldade do seu trabalho.
Seja rápido em sua escolha, pense, mas não enrole, faça o quanto antes a sua escolha, se houver a necessidade de troca, ainda será cedo, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, logo, decida e comece a desenvolver ideias sobre o seu tema, já comece a conversar, assim você terá mais tempo hábil e tranquilidade no desenvolvimento.
Não adie para achar livros com referências ao seu tema, se possível, faça isso antes de escolher o tema para não cair no erro da má escolha.
A biblioteca será sua segunda casa, ande com livro, leia sobre tudo e não se apegue a detalhes, a não ser que tenha entendido o conceito base, caso contrário, fique nele mesmo, antes um conceito básico bem estruturado do que um conceito mal elaborado.
Não tenha medo de discutir o seu tema, leve ele às pessoas que possam ajudar, amigos, colegas, professores, especialistas na área e saiba do que você está falando no mais profundo possível, entenda do que você estará escrevendo.
Leve o trabalho de uma forma sadia, tenha prazer em ler, entender e escrever sobre o seu tema, haverá a responsabilidade e não haverá pressão demasiada com a atenção e planejamentos necessários.
Existem muitas outras dicas, mas a principal delas é manter a calma, monte um cronograma de desenvolvimento, estabeleça metas de desenvolvimento e se cobre, como se fosse aquele "chefe" chato cobrando sobre suas entregas e atividades desenvolvidas.
Preze muito pela qualidade, que a quantidade será atingida com nenhum tipo de obrigação, você não precisará ser bitolado em seu conteúdo, quanto mais você desenvolver, mais perceberá o que é importante para o seu trabalho e o que não é. Mãos à obra!
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário