segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Aula 10 - Gerenciamento de projeto

“ O mundo abre as portas para aqueles que sabem onde desejam ir”.
Elaborar um plano não garante certeza de sucesso, mas muito contribui para assegurá-lo. Planejamento implica um esforço sistemático e formal visando aumentar a probabilidade de ocorrerem resultados desejados. Quando planejando simulamos antecipadamente as atividades que deverão ser realizadas e o que deverá ser evitado, condicionando nossa mente em identificar oportunidades e riscos.
Uma amostra de vários projetos, ficou evidente que quanto menos se investiu em planejamento, maior foi o risco de estourar o orçamento.
Afinal, o que é um Plano? 
Plano é o detalhamento, passo-a-passo, daquilo que será realizado no decorrer do tempo. 5W2H? As questões clássicas que um plano deve responder são: o que será feito (what), quando (when), onde (where), quem (who), porque (why), como (how) e quanto irá custar (how much). 
Disciplina é fundamental, e quanto às incertezas envolvidas, cabe ressaltar a necessidade de alguma flexibilidade, pois planos não devem ser interpretados como trilhos, mas como trilhas. Enquanto antecipamos e avaliamos nossas atividades, praticamos o ciclo PDCA: Planejamento, Execução, Verificação dos resultados e Ação para correção de rumo.
Projeto, por definição, não é uma atividade permanente: tem início e fim determinados. Não existe um projeto igual ao outro, em contraste com o gerenciamento das rotinas operacionais, que são repetitivas. Os projetos devem ser tratados como empreendimentos, com resultados e riscos bem definidos e controlados, bem como um processo de aprendizado, com metodologias continuamente aperfeiçoadas.
Não tenho projeto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário