As etapas do projeto de produtos são indicadas na figura.
Os modelos de referência orientam as atividades, fornecem a estrutura inicial do projeto e permitem planejar a distribuição das tarefas pela equipe. As etapas dos modelos não são sequenciais. A atividade de uma fase pode ser iniciada antes que a anterior seja finalizada. É possível retornar a fase anterior quando necessário.
A analise da demanda indica como os consumidores percebem uma necessidade não atendida pelos produtos. É realizada por meio de pesquisas de mercado. Antes da definição do conceito do produto - informações sobre os hábitos dos consumidores, imagem da empresa e da marca, concorrência, etc.
Após a construção do modelo físico - verifica se o produto está adequado ao conceito estabelecido.
Após a construção do modelo físico - verifica se o produto está adequado ao conceito estabelecido.
Pesquisa de mercado quantitativa
No planejamento da pesquisa devem ser definidas as faixas econômica e etária e o sexo da amostra. Neste momento define-se o número de entrevistados e o local de aplicação da pesquisa. As perguntas devem ser curtas, objetivas e de fácil entendimento. A questão não pode gerar dúvida. O método quantitativo é útil na obtenção e quantificação de informações, mas geralmente não explica os fatos em profundidade.
Para definição do publico alvo temos que saber que o consumidor alvo não é somente aquele que compra o produto.
É preciso entender todo o ambiente que cerca o produto; razões da compra e da não compra; quem influencia, quem decide e quem compra; quem usa, como usa e problemas no uso; onde, quando e quanto compra e qual a imagem da empresa e da marca.
Pesquisa de mercado qualitativa
O objetivo principal é resgatar os motivos que determinam as preferências dos consumidores. O entrevistador precisa ser treinado e ter habilidade na condução da entrevista. É indicado o uso de uma equipe multidisciplinar. O ambiente da entrevista deve ser próximo daquele em que o produto será adquirido ou consumido.
Especificações do projeto.
As especificações descrevem os principais requisitos a serem considerados no projeto.
Funcionalidade - desempenho, segurança, economia, armazenamento, embalagem, ergonomia.
Estética – estilo, atratividade.
Legislação - rotulagem, composição, prazo de validade, condições ambientais e sanitárias.
Processo de fabricação - tecnologia, equipamentos.
Algumas informações são obrigatórias e constam do CDC.
Os produtos devem ter informações claras, contendo as características do produto, como quantidade, composição, garantia, validade, preço, identificação completa do fabricante e os possíveis riscos à saúde.
Os produtos devem ter informações claras, contendo as características do produto, como quantidade, composição, garantia, validade, preço, identificação completa do fabricante e os possíveis riscos à saúde.
O produto deve conter um folheto explicativo, em língua portuguesa, ser de fácil compreensão e indicar a melhor forma de se utilizado ou consumido.
As empresas estão mais atentas às reclamações. Toda reclamação deve ser investigada e respondida pois o custo para conquistar um cliente novo é 5x maior que para manter um cliente antigo. Está ocorrendo a valorização do SAC das empresas. As sugestões e reclamações obtidas pelo SAC, fornecem informações importantes para a equipe de projeto.
Processo de fabricação - tecnologia, equipamentos.
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário