quinta-feira, 26 de junho de 2025

2EL-A - Projeto 03 - Jogo Passa ou Repassa com Arduino

P3 - PASSA OU REPASSA COM ARDUINO: EDSON BENEDITO RODRIGUES DA CRUZ, JOÃO VITOR MARTINS DE FRANÇA, NÍCOLAS ENAY BELO COSTA e PAULO EDUARDO ZAVAN FILHO

O passa ou repassa é um jogo de perguntas e respostas onde o objetivo é marcar mais pontos, para isso são feitas perguntas específicas de um tema ou de conhecimentos gerais. Algumas variações incluem penalidades aos participantes que erram, como por exemplo, a torta na cara. 
Neste projeto, vamos criar um jogo no estilo "Passa ou Repassa" utilizando o Arduino em uma plataforma de simulação como o Tinkercad. Este jogo deverá ser projetado para dois jogadores, com um sistema de pontuação, luzes de alarme e um botão de desativação para o juiz .

Botões de Acionamento: Cada time terá um botão de acionamento. Quando pressionado, o botão iniciará o jogo para o respectivo time, ativando a sirene e a luz de alarme correspondente.
Sirene e Luz de Alarme: Ao pressionar o botão de acionamento, a sirene e a luz de alarme do time correspondente serão ativadas. Elas permanecerão ligadas por um tempo pré-determinado ou até que sejam desativadas pelo juiz.
Desativação do Alarme: O juiz terá um botão para desativar a sirene e a luz de alarme quando necessário. Isso pode acontecer após um tempo determinado ou se houver uma violação das regras do jogo.
Pontuação: O juiz terá botões para adicionar pontos para cada time. Os pontos serão exibidos nos placares, compostos por Display LCD.
Reset do Placar: O juiz terá um botão para resetar os placares, zerando a pontuação de ambos os times.
Iremos simular na plataforma Tinkercad e depois e montar os componentes em incluindo a placa Arduino, botões, display, etc. Para isto: 
  1. Conecte os componentes de acordo com o esquemático do circuito.
  2. Escreva o código Arduino para controlar o funcionamento do jogo, incluindo a lógica para acionar a sirene, luzes de alarme, pontuação e reset do placar.
  3. Teste a simulação e tire dúvidas caso necessário para que posteriormente consiga realizar a montagem do projeto.
O datasheet da placa Arduino UNO R3 está disponível em: Manual Arduino® UNO R3.

Os componentes necessários são:
  • Base em alumínio;
  • 2 caixas para botoeiras em MDF ou plástico;
  • Sinaleiro verde e vermelho 22 mm;
  • Módulo de Relés;
  • Fonte de Alimentação em 24V;
  • Sinaleiro Sonoro Buzzer de 24v;
  • 10 Parafusos para fixação;
  • Botões pulsadores do tipo NA (Vermelho e Verde);
  • Botão pulsador do tipo NF (Azul);
  • Arduino Uno e fonte 5V.
Código disponível em: Jogo passa ou repassa com Arduino

O display LCD a ser utilizado tem 16 colunas e 2 linhas, com backlight (luz de fundo) azul e letras na cor branca. Para conexão, são 16 pinos, dos quais usamos 12 para uma conexão básica, já incluindo as conexões de alimentação (pinos 1 e 2), backlight (pinos 15 e 16) e contraste (pino 3). O datasheet do display LCD está disponível em: Manual display LCD 16x2.

Nas próximas etapas vamos montar este projeto para realizar a brincadeira com um custo razoável e diversão garantida. Vamos ver como essa máquina é feita.
  1. Faça a furação dos componentes
  2. Faça a interligação dos componentes obedecendo as orientações de cada um deles.
  3. Realize testes de continuidade no circuito a fim de checar o funcionamento dos componentes.
Após montarmos nossa placa de circuito impresso, podemos utilizar ela fora ou instalada nas caixas. A montagem é bem simples e indicada pela serigrafia, a estrutura do brinquedo irá ficar mais ou menos da forma como está nas figura. Ele já está pronto para ser utilizado pela galera e embalar várias tardes com seus filhos ou amigos!

O esboço do projeto está disponível em: 2S_2025 2EL_A_GOV_SRG P3 - Passa-ou-Repassa- EJNP .


© Direitos de autor. 2025: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/06/2025

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