ESCOLA SENAI “HENRIQUE LUPO”
CURSO TECNICO EM ELETROMECÃNICA
PROJETOS I – 4EMT
Resumo do estudo de viabilidade e proposta de execução de Projetos dos Alunos do quarto termo do período da tarde do Curso Técnico em Eletromecânica da Escola SENAI “Henrique Lupo” de Araraquara - SP, orientados pelos professores Hércules Piovam e Sinésio Raimundo Gomes.
CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA
O Curso Técnico de Eletromecânica tem por objetivo habilitar profissionais para planejar, controlar e realizar ações relativas à manutenção eletromecânica, seguindo normas técnicas, ambientais, da qualidade e de segurança e saúde no trabalho.
Programação do Curso: Comunicação Oral e Escrita; Instalações Elétricas; Medidas e Representação Gráfica; Hidráulica e Pneumática; Manutenção Eletromecânica; Eletroeletrônica; Gestão de Pessoas; Administração da Manutenção; Manutenção Industrial e Projetos.
Em Projetos é estudado: Projeto: definição; características; análise de viabilidade; concepção. Planejamento do projeto: proposição do objetivo; coleta e análise de dados; elaboração de cronograma de desenvolvimento; previsão de recursos; determinação do custo; definição de critérios de avaliação. Desenvolvimento do projeto: alocação de recursos; execução; avaliação. Apresentação do projeto: técnicas, identificação de recursos; definição de programação.
Objetivo: Facilitar o transporte dos cilindros, que é um processo difícil por causa do peso, visando melhorar a locomoção deles do depósito á oficina de soldagem.
Descritivo: O carrinho elétrico irá elevar os cilindros até uma altura de 30 cm. Para construção serão usados os seguintes procedimentos: soldagem, usinagem, pintura e acionamento elétrico. A vantagem do nosso projeto para os outros tipos existentes no mercado é o seu tamanho reduzido tornando-o acessível á lugares apertados. Tecnologia: Comandos Elétricos, Solda e Usinagem.
Autores: Caio Henrique Zavarise, Fernando Bastos, Leandro Roberto Mariano, Leonardo Miranda Fugimoto e Pedro Henrique Ferreira.
Objetivo: Diminuir o tempo de execução da tarefa de dobrar chapas pequenas com dobras simples de uma forma mais rápida e com mais segurança.
Descritivo: A dobradeira possui um moto redutor que ao girar a circunferência de um disco excêntrico aciona para descer o martelo. Consequentemente o material e prensado conforme o molde que for posicionado na sua base para a realização de dobras. Ela é um projeto móvel que vem com alças para melhorar o seu deslocamento e um designer simples, para que leigos no assunto possam utilizar. Tecnologia: Comandos Elétricos, Caldeiraria e Usinagem.
Autores: Gabriele Lorencini da Silva, Jéssica Cristina de Souza, Leonardo Bezerra Mattos, Luiz Felipe Ianagoni de Godoy e Roger Araújo Tavares.
Objetivo: Reformar, simplificar e melhorar o Conversor CA/CA existente no laboratório de máquinas elétricas deixando-o adequado para o uso didático.
Descritivo: Será realizada melhoria em um Conversor CA/CA existente, nos aspectos de segurança e mobilidade, colocando proteção elétrica com um painel diminuindo a área de contado do utilizador com a parte elétrica, proteção das partes móveis transformação de peças separadas em única, acoplamento de alças para melhorar sua facilidade de locomoção por se tratar de um equipamento com peso elevado. Tecnologia: Máquinas Elétricas e Eletromecânicas.
Autores: Caique Augusto Mattos de Oliveira; Gustavo Henrique de Almeida Pereira; Lucas Merces de Souza; Marcelo Felipe de Linhares e Rafael de Oliveira.
Objetivo: Reduzir o número de assaltos, acidentes e homicídios nas madrugadas, também como reprimir “rachas” automobilísticos.
Descritivo: Funcionará como semáforo convencional durante o dia e a partir de que o amarelo piscante iniciar, exercerá a função de semáforo seguro. O sensor funcionará fazendo com que o condutor dentro da velocidade permitida transpasse a esquina com segurança sem parar, sendo que o sinal verde estará liberado, quando houver respeito do limite de velocidade. Tecnologia: Automação Industrial e Caldeiraria.
Autores: César Augusto de Carvalho; Deise Mara Vieira dos Reis; Matheus Bastos; Matheus Renan Silva e Rhaul Victor Frutuoso.
Objetivo: Construir um elevador didático para demonstrar aos alunos nas aulas de Controlador Lógico Programável os comandos e programação em situação real.
Descritivo: A necessidade de melhor compreensão nas aulas de CLP, fez com que o grupo tivesse a idéia de fazer um elevador didático, que mostra os comandos de um CLP em real situação. O elevador didático tem como objetivo se parecer com um protótipo de elevador, que atenda a necessidade
didática na qual será submetido. Toda a estrutura é composta pro duas partes: estrutura mecânica e painel de comando com CLP. Tecnologia: Automação Industrial e Caldeiraria.
Autores: Diego Augusto Caldeira; Felipe Henrique Toscano Pessota; Juliele Carol Padilha; Kéli Cristina Marroco e Larissa D'Aguilar.
EQUIPE RESPONSÁVEL .
Direção: Paulo Sérgio Sassi
Coordenação Pedagógica: Anderson A. Campanharo
Coordenação Técnica: Roberval A. Rodrigues Cathólico
Orientador (Elétrica): Sinésio Raimundo Gomes
Orientador (Mecânica): Hércules Piovam
Revisão Bibliográfica: Regina Helena F.A. Fachin
Revisão Ortográfica: Mirian Marta Guerra
Professores: Lourenço F. de Nobile
Hercules Vicente Piovam
Mirian Marta Guerra
Sinésio Raimundo Gomes
Agradecimentos: Gustavo Nascimento Aguiar
© SENAI “Henrique Lupo” – CFP 603 – 2013.
Em anexo há um modelo para avaliação de projetos: 13_12_01 Avaliação da: Apresentação, Relatório e do Projeto .
Há também o convite para apresentação de projetos do ano de 2013: 13_12_02 Panfleto - Convite para apresentação de Projetos .
© Direitos de autor. 2013: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/12/2013
AMIGOS VOCÊS SABEM COMO CONFIGURA O TAMANHO DA PLACA POIS QUANDO MANDO IMPRIMIR SAI MUITO PEQUENO O DESENHO NA FOLHA, TENHO QUE FAZER ISSO ANTES DE COMEÇAR OU POSSO AJUSTAR APOS O TERMINO DO PROJETO?????
ResponderExcluir