Quando vistos como objetos, os produtos têm valor de troca e representam os meios para atender as necessidades dos consumidores. No entanto o produto vai muito além do físico pois revela a posição social, econômica, o estilo de vida, os padrões culturais, são testemunhos de viagens, indicam contradições internas, sucesso profissional, etc.
O processo de desenvolvimento de produtos deve atender três dimensões principais: Funcional, Estética e Psicológica. Mesmo que uma das dimensões seja mais importante, as outras também devem ser consideradas no projeto, visando tornar o conceito do produto mais completo.
O projeto do produto transforma idéias, conceitos, desejos e necessidades dos consumidores em um modelo físico, pronto para ser fabricado e comercializado, identifica e materializa as oportunidades de mercado e o lançamento de novos produtos é uma estratégia das empresas contra competidores mais lentos.
Os tipos de projeto de produtos podem ser por inovação - Representa uma concepção original de produtos a partir de conceitos novos. Projeto por evolução - Consiste na introdução de melhorias no produto decorrentes da evolução tecnológica e/ou das transformações do mercado. No projeto por evolução as melhorias podem ser incrementais ou mudar radicalmente o produto.
Para a empresa o Conceito de produto novo é todo produto que não fizer parte da sua linha normal de produtos. Para o consumidor produto novo é todo produto que não esteja disponível para consumo no mercado. Para o INPI produto novo é o produto que não conste nos bancos de dados da Instituição e que ainda não tenha sido divulgado por qualquer meio de comunicação, como jornais, revistas, feiras, publicações científicas, etc.
O Objetivos dos novos produtos é atender a uma necessidade existente com propostas de extensão de linha de produtos ultrapassados e que estão atendendo mal as necessidades dos consumidores ou ainda satisfazer a uma necessidade inexistente quando o produto precisa despertar a necessidade de uso. O produto exige maior grau de inovação, o risco de não ser aceito é maior, mas encontra o mercado livre de concorrência.
Fatores que levam a novos produtos ligados ao mercado:
- Alterações nos hábitos de consumo.
- Desejo de praticidade e conveniência.
- Necessidade de abertura de novos mercados.
- Descoberta de uma necessidade não satisfeita.
- Envelhecimento do produto.
Fatores que levam a novos produtos ligados à tecnologia:
Fatores que levam a novos produtos ligados à legislação
- Necessidade de adequação do produto à legislação devido à alteração do código de defesa do consumidor.
Para o desenvolvimento de produtos a empresa deve observar as tendências no ambiente de negócios relativos aos seus produtos. É importante projetar para o público certo.
Exemplo: Alterações nos carros visando o público feminino: Maior número de porta-objetos; Tecidos que não desfiem as meias; Espelho no para-sol para retocar a maquiagem; Recipiente para esquentar mamadeira; Pedais mais altos para não enroscar o salto do sapato e Cores especiais, do veículo e do estofamento.
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016
© Direitos de autor. 2016: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 31/10/2016